Por mais união e menos competição

De dentro para fora: trabalhar, traçar objetivos, fazer escolhas, empreender no sentido mais amplo da palavra: tudo sem esquecer da essência humana.

O que acontece hoje com as empresas

Não nos unimos como povo. Não nos unimos como seres humanos. Não nos unimos como empreendedores. Antes a nossa felicidade que a dos outros. Enquanto um nasce, outro morre. Um sobe, outro desce. Enfim…

Mas o que e “ubuntu”

É uma palavra que representa uma filosofia e uma ética antiga africana que significa:

“Sou quem sou, porque somos todos nós”. Ou seja, e voltada a ampliar a consciência dos indivíduos em seus caminhos pessoais e profissionais.

De onde vêm  

Um antropólogo propôs uma brincadeira para algumas crianças de uma tribo Africana…

Colocou um cesto de frutas perto de uma árvore e falou que quem chegasse primeiro ficaria com elas. Quando ele deu o sinal todas as crianças deram as mãos e correram juntas. Chegando ao local elas sentaram e compartilharam as frutas entre si! 

Quando perguntaram às crianças porque quiseram correr todas juntas quando uma apenas poderia chegar e ganhar o prêmio, elas responderam. 

 “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes? ” 

O antropólogo ” Ele ficou pasmo. Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo… 

Em 2010, durante a Copa do Mundo da Africa do Sul, quando o Jornal Nacional produziu uma matéria exatamente sobre os significados da palavra Ubuntu. Ela é geralmente traduzida como ‘humanidade’. Mas também pode ser ‘amizade’, ‘solidariedade’, entre outros significados. 

“Ubuntu” Sou quem sou, porque somos todos nós 

Ubuntu é uma palavra que apresenta significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, compaixão com os necessitados, é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo, entre muitas outras ações que realizamos em sintonia com a nossa alma (com o nosso ser interno), buscando o nosso bem-estar e o de todos à nossa volta. 

 “Ubuntu” foi relatado no filme ‘Em minha terra (In my country skull)’ 

Ubuntu” foi relatado no filme ‘Em minha terra (In my country s…

Quando trabalhamos separados, confiamos demais na nossa própria percepção, impedindo que outras opiniões ajudem a compor a nossa história. Quantos e quantos empreendedores, cheios de boas ideias e intenções, ainda “escondem o jogo”, na visão de estarem se protegendo dos seus possíveis concorrentes? Quantas e quantas pessoas preocupam-se com a inveja das outras pessoas e largam mão dos seus objetivos? Quantas crianças hoje se preocupam mais no ter mais do que no ser mais? 

Hoje as empresas precisam ter uma visão mais humana e de colaboração. Construir um mundo de mais união e menos competição.  

Uma pessoa com “ubuntu” tem consciência de que ela e afetada quando um semelhante seu é afetado. Ela sabe que o mundo não é uma ilha, que ela precisa dos outros para ser ela mesma. “Ubuntu” fala de respeito básico pelos outros, compaixão, partilha e empatia. 

Somos seres único, mas fomos feitos para viver coletivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *